terça-feira, 29 de julho de 2014

(De)bate-papo com Dilma Rousseff

Em quase uma hora de conversa, a jornalista Renata Lo Prete entrevistou a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, para o programa GloboNews Eleições, do dia 11 de julho. O bate-papo foi mais parecido como um monólogo da autoridade nacional, em conjunto com a falta de pulso da jornalista que, logo na primeira pergunta, liberou aproximadamente sete minutos para que a presidente divagasse sobre planos e feitos eleitorais. A pergunta era: “Qual a senhora considera ser a marca dos seus quatro anos de governo?”. A resposta foi uma extensa comparação com outros períodos políticos do país, bem como com a situação política de outros países, sempre favoráveis ao Estado brasileiro.
Inclusão social e digital, infraestrutura, agronegócio e economia foram pontos discutidos na entrevista pouco debatida, visto que Renata Lo Prete demonstrava-se acuada, fazendo poucas interferências à autoridade. Dilma comentou sobre os planos de dar continuidade às mudanças sociais as quais o país passa atualmente.De maneira previsível, o programa “Minha casa, minha vida” foi enfatizado como um dos grandes avanços do Brasil para a superação da miséria. O programa “Mais médicos” também foi citado pela presidente.
Sem perguntas que a desafiassem, Dilma fez bom uso da fala e, mesmo quando não questionada, aproveitou para fazer propagandas e dizer suas intenções positivas para mais quatro anos sob o comando do país. Os gastos com a Copa do Mundo também foram tema para um dos questionamentos de Lo Prete. A presidente, como esperado, se defendeu expondo quantias aplicadas em investimentos na saúde e na educação brasileira, durante seu governo.
Entre perguntas mal realizadas e respostas bem planejadas, frente a frente, Renata Lo Prete e Dilma Rousseff conversaram como colegas e pouco contribuíram para esclarecimentos de dúvidas e questionamentos sobre os quatro anos de governo da petista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário